| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Mariana Pereira

Page history last edited by PIBID UERGS ALEGRETE 8 years, 3 months ago

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98322336/logofinalpng.png

Plano de Intervenção Pedagógica

 

Data: 25/11/15

Dados de Identificação:

Escola: Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA)

Professor (a): Eliane Pinheiro

Pibidiano (a) (as/os): Mariana Pereira Carvalho

Ano: 2015/2

Turma: 21

Período: 13h45min ás 15h35min

 

Observação:

 

Tema: Valores - Autoestima

 

Objetivos:

 

Objetivo geral:

 

Estimular os alunos em relação aos valores, visando principalmente na autoestima para que sejam capazes de ter autonomia e confiança em si, para construírem os seus conhecimentos. 

 

Objetivos específicos:

 

- Propiciar aos alunos momentos de reflexão e discussão sobre a importância dos diferentes valores em suas vidas;

- Estimular a criatividade, imaginação através da contação de história;

- Desenvolver a autoestima;

- Incentivar a expressão corporal através de brincadeira.

 

Conteúdo: Linguagens: Português - Contação de história “Maria vai com as outras – Silvia Orthoff, interpretação oral  -  Arte: ?    Educação Física:  Recreação com balões

 

 

 

Desenvolvimento do tema:

 

1° momento: Contar a história: Maria vai com as outras de Sylvia Orthoff.

2° momento: Discutir e refletir com os alunos sobre a mensagem que a história nos traz.

3° momento: Registro da história- desenhar a parte que mais gostou da história e usando algodão para recriar as ovelhas. 

4º momento: Atividade utilizando balões, cada aluno escolherá um balão que deverãoencher. Após propor que os alunos brinquem com o balão usando diferentes partes de seu corpo, por exemplo, apenas uma mão, só a cabeça, os pés, joelhos, etc.

Depois que os alunos brincarem um pouco, propor que formem duplas, e que juntos descubram outras maneiras de brincar com os balões, após um tempo, propor que formem grupos com quatro componentes e também deverão usar a criatividade para ter outras maneiras de brincar com os seus respectivos balões

Depois de um tempo, solicitar que os alunos sentem em círculo, e então que cada um estoure seu balão e que peguem para si o papel que dele cair (palavras sobre valores: solidariedade, honestidade, responsabilidade, amizade, bondade, amor, respeito, sinceridade, perdão, autoestima, cooperação, esperança). Então cada aluno deverá fazer =a leitura da palavra retirada do balão e falar o que significa, estimulando dessa forma que eles tragam seus entendimentos, relatos, experiências vivenciadas.

 

 

Avaliação:

 

A avaliação se dará a partir do envolvimento e participação dos alunos com o tema proposto durante a intervenção.

 

 

Reflexão:

    Nessa intervenção estavam presentes onze alunos.

    Contei a história “Maria vai com as outras” para os alunos. Após o termino da contação, fui questionando o que eles tinham entendido, qual a mensagem que a história lhes passou, o que acharam das atitudes de Maria. Os alunos foram manifestando seus entendimentos, dando suas contribuições a cerca da história. Daí aproveitei as questões que eles trouxeram e falei sobre a importância de sermos pessoas diferentes e de termos uma boa autoestima. Propus o registro da história, no qual os alunos desenharam a parte que mais gostaram, utilizando algodão para fazer a ovelhinha.

Por último realizei a brincadeira com os balões. Os alunos os encheram e após brincaram, fazendo tudo o que foi sendo solicitado. Para concluir essa atividade solicitei que sentassem em círculo, para que cada um pudesse estourar seu balão. Então leram a palavra que continha no seu balão e falaram o que entendiam sobre a mesma. Os alunos foram falando o que compreendiam e dando alguns exemplos.

 

 

Plano de Intervenção Pedagógica

 

Data: 11/11/15

 

Dados de Identificação:

Escola: Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA)

Professor (a): Eliane Pinheiro

Pibidiano (a) (as/os): Mariana Pereira Carvalho

Ano: 2015/2

Turma: 21

Período: 13h45min ás 15h35min

 

Observação:

 

Tema: Diversidade

 

Objetivos:

 

Objetivo geral:

 

Oportunizar atividades nas quais os alunos reflitam sobre as diferenças entre aspessoas, favorecendo assim a aprendizagem e autoconhecimento dos alunos.

 

Objetivos específicos:

 

- Despertar o gosto e o prazer em ouvir histórias;

- Compreender que as pessoas são diferentes;

- valorizar a riqueza de aprendizagens em meio às diversidades

- Desenvolver a motricidade.

 

 

Conteúdo:     Português: produção textual com uso de qualidades (adjetivos) – leitura oral

                       Arte: - expressão plástica desenho e pintura baseado em obras de autorretrato

 

  

Desenvolvimento do tema:

 

- Primeiro momento: Conversar com os alunos sobre o que eles entendem da palavra DIVERSIDADE.

- Segundo momento: Contar a história: GENTES de Mabel M. d’ Haese e Márcia M d’ Haese.

- Terceiro momento: Dialogar com os alunos sobre a história, fazendo questionamentos sobre as diferenças das pessoas.

- Quarto momento: Entregar para os alunos um papel com a frase: “eu sou uma pessoa...”, e eles terão que completá-la com suas características. Após o termino dessa atividade, cada aluno compartilhará com a turma o que escreveu sobre si.

- Quinto momento: Propor a atividade de autorretrato. Cada aluno receberá uma folha branca para fazer o seu autorretrato (desenhar e pintar comtinta guache). Ressaltar que os alunos deverão fazer seu autorretrato pensando como estão sentindo-se no momento (alegres, tristes, nervosos, etc.) Para essa atividade será disponibilizado aos alunos a visualização de imagens de obras de arte de artistas famosos que fizeram autorretrato, para que os alunos vejam o que é um autorretrato e possam fazer os seus.

 

 

Avaliação: A avaliação será feita de forma processual, observando se a turma irá realizar e participar das atividades propostas. Bem como, se eles compreenderão sobre o tema discutido durante esta intervenção.

 

Reflexão:

 

Nessa intervenção estavam presentes onze alunos.

Iniciei a intervenção falando sobre a palavra diversidade, pois quando questionei os alunos se sabiam o significado dessa palavra, eles disseram que não sabiam. Então expliquei para eles o que significava, dando alguns exemplos. Após introduzi a contação da história, com a intenção de que os alunos compreendessem que as pessoas são diferentes e que são todas especiais.

Posteriormente, quando fiz os questionamentos sobre o que haviam entendido da história, alguns alunos manifestaram suas opiniões, relatando o que compreenderam.

Depois cada aluno completou a frase “eu sou uma pessoa...” escrevendo com suas palavras as suas características pessoais. Somente uma aluna teve dificuldade para escrever.

Os alunos fizeram os seus autorretratos. A maioria deles utilizou diferentes cores para expressar suas características, como comprimento do cabelo, cor dos olhos, entre outros.

 

Plano de Intervenção Pedagógica

 

Data: 04/11/15

 

Dados de Identificação:

Escola: Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA)

Professor (a): Eliane Pinheiro

Pibidiano (a) (as/os): Mariana Pereira Carvalho

Ano: 2015/2

Turma: 21

Período: 13h45min ás 15h35min

 

Observação:

 

Tema: Patrimônios históricos culturais de Alegrete

 

Objetivos:

 

Objetivo geral:

 

Propiciar atividades nas quais os alunos poderão aprender mais sobre alguns dos patrimônios históricos culturais da cidade que residem.

 

 

Objetivos específicos:

 

- Conhecer alguns dos patrimônios históricos culturais de Alegrete;

- Descobrir a importância dos patrimônios históricos culturais para a nossa história; 

- Desenvolver a coordenação motora;

- Aprimorar a oralidade.

 

Conteúdo:

 

- História

- Português

- Expressão plástica com recorte e colagem

 

  Desenvolvimento do tema:

 

- Primeiro momento: Conversar com os alunos se eles sabem o que são patrimônios históricos culturais, perguntar se conhecem algum patrimônio histórico cultural de Alegrete.

- Segundo momento: Mostrar slides com algumas imagens do patrimônio histórico cultural de Alegrete.

- Terceiro momento: Propor que os alunos façam uma releitura utilizando a técnica de mosaico (para fazer essa atividade será necessário: papel colorido, cola, tesoura). Cada aluno escolherá um dos patrimônios históricos culturais impressos, que estarão visíveis para todos os alunos, para que possam realizar a atividade.

- Quarto momento: Montar com os alunos painéis com a atividade de releitura dos patrimônios históricos culturais de Alegrete.

 

Avaliação:

 

A avaliação será feita de forma processual, observando se a turma irá realizar e participar das atividades propostas. Bem como, se eles compreenderão sobre o tema discutido durante esta intervenção.

 

Reflexão:

 

    Foram somente cinco alunos, pois estava chovendo.

    Primeiramente conversamos sobre o entendimento dos alunos sobre patrimônio histórico e cultural.       Após a conversa, na apresentação dos slides foram relatando o conhecimento deles a cerca dos patrimônios e pontos históricos culturais especificadamente de Alegrete.

    Na realização do mosaico cada aluno escolheu um ponto ou patrimônio para realizar a sua releitura dos mesmos, alguns utilizaram pedaços de papel crepom e também papel seda.

    Conforme os alunos foram terminando de fazer o seu mosaico eles foram colando-os no painel

 

04-11 MARI 3.jpg

 

04-11 MARI 2.jpg

 

04-11 MARI 1.jpg

 

04-11 MARI.jpg

 

Data: 28/10/15

Dados de Identificação:

Escola: Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA)

Professor (a):

Pibidiano (a) (as/os): Mariana Pereira Carvalho

Ano: 2015/2

Turma:

Período: 13h45min ás 15h35min

 

Observação:

 

Tema:

 

Objetivos:

Objetivo geral:

Objetivos específicos:

 

Conteúdo:

 

Desenvolvimento do tema:

 

Avaliação:

 

Reflexão:

 

Neste dia de intervenção fiquei na turma 22 com a bolsista Lilian, pois na turma em que realizo as intervenções aindaestava com a estagiária. Por esse motivo auxiliei nas atividades propostas pela minha colega. As atividades que foram desenvolvidas eramsobre o tema: “Alegrete em foco”, e foi trabalhada a história da cidade e a bandeira que a representaem folhas impressas, com a qual os alunos puderam confeccionar um quebra-cabeça. Como encerramento foirealizada a recreação da dança das cadeiras ao som da música do “Canto Alegretense”.


 

 

 

Plano de Intervenção Pedagógica

 

Data: 21/10/2015

 

Dados de Identificação:

Escola: Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA)

Professor (a):

Pibidiano (a) (as/os): Mariana Pereira Carvalho

Ano: 2015/2

Turma:

Período: 13h45min ás 15h35min

 

 

Observação:

 

Tema:

 

Objetivos:

 

Objetivo geral:

 

Objetivos específicos:

 

Conteúdo:

 

Desenvolvimento do tema:

 

Avaliação:

 

Reflexão:

 

Neste dia de intervenção fiquei na turma 22 com a bolsista Lilian, pois na turma em que realizo as intervenções estava com uma estagiária. Por esse motivo auxiliei nas atividades desenvolvidas na turma da minha colega.

Foi contada uma história chamada: O palhaço espalhafato, de Ana Maria Machado e depois foram feitos os questionamentos. Após foi realizado o registro da mesma na qual cada aluno ficou com uma parte da história para fazer a ilustração para posteriormente ser organizado o livro da história. Alguns alunos tiveram dificuldade para ler a parte da história, então nós os ajudamos na leitura.

A última atividade foi à pintura no rosto com características de palhaço. No início não foram todos os alunos que aceitaram pintar o rosto, mas como a maioria aceitou ser pintado, os que estavam com receio no começo, mudaram de ideia e foram aceitando.

 

 

 

Plano de Intervenção Pedagógica

 

Data: 14/10/15

 

Dados de Identificação:

Escola: Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA)

Professor (a): Eliane Pinheiro

Pibidiano (a) (as/os): Mariana Pereira Carvalho

Ano: 2015/2

Turma: 21

Período: 13h45min ás 15h35min

 

Observação:

 

Tema: Animais

 

Objetivos:

 

Objetivo geral:

 

Propiciar atividades que levem os alunos a conhecerem mais sobre as classes dos animais existentes em nosso planeta.

 

Objetivos específicos:

 

- Desenvolver a oralidade;

- Desenvolver a coordenação motora;

- Aprender mais sobre os animais;

- Estimular a expressão corporal.

 

Conteúdo:

 

- Língua Portuguesa: produção de escrita

- Ciências: classes dos animais

- Expressão plástica dobradura

- Expressão corporal: mímica

  

 

Desenvolvimento do tema:

 

- Primeiro momento: Conversar com os alunos sobre os animais. Questioná-los se eles sabem os animais que existem: selvagens, domésticos, aquáticos.... Caso eles não saibam explicar e tirar as dúvidas da turma.

- Segundo momento: Apresentar vídeos animados sobre os animais.

- Terceiro momento: Discutir em relação aos vídeos.

- Quarto momento: Confeccionar com os alunos animais feitos em dobradura.

- Quinto momento: Criar frases sobre um dos animais confeccionados.

- Como encerramento desta intervenção será realizada a brincadeira da “caixinha de surpresas”, na qual os alunos formam um círculo, sentados no chão, ao som de uma música irá passando a caixinha contendo nomes de animais, quando a música parar, o aluno que estiver com a caixinha terá que pegar um dos nomes dos animais e através de gestos tentar que seus colegas adivinhem qual é o animal.

 

Avaliação:

 

A avaliação será feita de forma processual, observando se a turma irá realizar e participar das atividades propostas. Bem como, se eles compreenderão sobre o tema discutido durante esta intervenção.

 

Reflexão:

 

Neste dia compareceram a maioria dos alunos. Primeiro conversei com os alunos questionando-os sobre os animais, seus habitats, número de patas, etc...

Posteriormente, passei o vídeo animado que mostrava os animais que vivem no mar e fiz os questionamentos sobre o mesmo. Os alunos responderam todos os questionamentos.

Para a segunda atividade solicitei que os alunos escolhessem um dos três animais (gato, cachorro e peixe) que levei para fazermos em dobradura. A maioria dos alunos escolheu o gato.

Para realizar esta atividade entreguei um quadrado colorido de papel deseda para cada aluno, fui demonstrando o passo a passo como eles deveriam fazer para chegar ao gato de dobradura. Os dois alunos que estavam na intervenção passada e já sabiam fazer os animais em dobradura, ajudaram os colegas que estavam com dificuldade.

Dando sequência a próxima atividade, que foi de escrever uma frase sobre o gato, os alunos não tiveram muita dificuldade para escrever.

Na última atividade da caixinha de surpresas, só a iniciamos, mas acabou o horário da intervenção.

No geral acredito que os objetivos dessa intervenção foram alcançados, só terei que retomar a atividade da caixinha de surpresa, pois os alunos me solicitaram, irei encaixá-la em uma próxima intervenção.


 

14-10 MARI 8.jpg

 

14-10 MARI 7.jpg

 

14-10 MARI 6.jpg

 

14-10 MARI 5.jpg

 

14-10 MARI 4.jpg

 

14-10 MARI 3.jpg

 

14-10 MARI 2.jpg

 

14-10 MARI.jpg

 

 

Plano de Intervenção Pedagógica

 

Data: 07/10/15

 

Dados de Identificação:

Escola: Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA)

Professor (a): Eliane Pinheiro

Pibidiano (a) (as/os): Mariana Pereira Carvalho

Ano: 2015/2

Turma: 21

Período: 13h45min ás 15h35min

 

Observação:

 

Tema: Animais

 

Objetivos:

 

Objetivo geral:

 

Propiciar atividades que levem os alunos a conhecerem mais sobre as classes dos animais existentes em nosso planeta.

 

Objetivos específicos:

 

- Desenvolver a oralidade;

- Desenvolver a coordenação motora;

- Aprender mais sobre os animais;

- Estimular a expressão corporal.

 

Conteúdo:

 

- Língua Portuguesa: produção de escrita

- Ciências: classes dos animais

- Expressão plástica dobradura

- Expressão corporal: mímica

  

 

Desenvolvimento do tema:

 

- Primeiro momento: Conversar com os alunos sobre os animais. Questioná-los se eles sabem os animais que existem: selvagens, domésticos, aquáticos.... Caso eles não saibam explicar e tirar as dúvidas da turma.

- Segundo momento: Apresentar vídeos animados sobre os animais.

- Terceiro momento: Discutir em relação aos vídeos.

- Quarto momento: Confeccionar com os alunos animais feitos em dobradura.

- Quinto momento: Criar frases sobre um dos animais confeccionados.

- Como encerramento desta intervenção será realizada a brincadeira da “caixinha de surpresas”, na qual os alunos formam um círculo, sentados no chão, ao som de uma música irá passando a caixinha contendo nomes de animais, quando a música parar, o aluno que estiver com a caixinha terá que pegar um dos nomes dos animais e através de gestos tentar que seus colegas adivinhem qual é o animal.

 

Avaliação:

 

A avaliação será feita de forma processual, observando se a turma irá realizar e participar das atividades propostas. Bem como, se eles compreenderão sobre o tema discutido durante esta intervenção.

 

Reflexão:

 

Nesta intervenção foram somente dois alunos, pois estava chovendo, mas mesmo assim, a intervenção foi desenvolvida e considereiprodutiva.

Primeiro conversamos sobre os animais e seus habitats e depois apresentei o vídeo sobre os animais que vivem no mar. Após realizamos uma discussão a cerca do vídeo. Depois, comecei a demonstrar para os alunos como deveriam fazer os animais utilizando a técnica de dobraduras. Confeccionamos gatos, cachorros e peixes. Foi bem interessante a realização dessa atividade, os alunos se envolveram e adoraram fazer os animais em dobraduras. E por último realizaram a escrita de uma frase sobre um dos animais que confeccionaram. Somente não houve tempo para realizamos a atividade da caixinha de surpresas.


 

07-09 MARI.jpg

 

07-09 MARI 4.jpg

 

07-09 MARI 2.jpg

 

07-09 (2) MARI.jpg

 

07-09 MARI 1.jpg

 

Plano de Intervenção Pedagógica

 

Data: 30/09/2015

 

Dados de Identificação:

Escola: Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA)

Professor (a): Eliane Pinheiro

Pibidiano (a) (as/os): Mariana Pereira Carvalho

Ano: 2015/2

Turma: 21

Período: 13h45min ás 15h35min

 

Observação:

 

Tema: Primavera

 

Objetivos:

 

Objetivo geral:

 

Propiciar atividades que levem os alunos a entenderem mais sobre a primavera, as mudanças que ocasiona na natureza e o que ela proporciona para suas vidas.

 

Objetivos específicos:

 

- Despertar o gosto e o prazer em ouvir histórias;

- Desenvolver a criatividade;

- Conhecer mais sobre a estação do ano - Primavera

- Ampliar a coordenação motora

 

Conteúdo:

 

- Português: leitura e interpretação da história

- expressão plástica com recorte e colagem

- expressão corporal com música e dança  

 

Desenvolvimento do tema:

 

- Primeiramente irei propor que os alunos formem um círculo no fundo da sala, após começarei a questionar os alunos se eles sabem o que é a primavera? Quando inicia e termina, as suas características...

- Depois contarei a história Estações do Ano Primavera- Roberto Belli, também fazendo questionamentos ao final da história.

- Após organizarei os alunos em duplas para realizarem a ilustração da história, cada dupla ficará com uma parte da história para ilustrar.

-  Posteriormente, organizaremos o livro coletivo.

- Como encerramento desta intervenção, colocarei uma música para os alunos ouvirem e depois dançarem, reproduzindo a coreografia que demonstrarei. (Primavera – Eliana - O Girassol - Jane Duboc)

 

Avaliação:

 

A avaliação será feita de forma processual e continua. Será observado se a turma irá realizar e participar das atividades propostas, também se eles compreenderão mais sobre o tema discutido na intervenção.

 

Reflexão:

 

    A intervenção foi bem produtiva. Estavam onze dos treze alunos da turma e eles foram bem participativos, interessados e comprometidos para realizar as atividades propostas. Não houve tempo para fazer todas as atividades planejadas.

    Foram realizados primeiramente os questionamentos sobre a primavera e os alunos conseguiram responder a maioria dos questionamentos, foram poucos os que eles tiveram dúvida ou não souberam responder, então consegui tirar essas dúvidas para a turma.

   Acontação da história também foi bem proveitosa, pois os alunos foram interagindo de acordo com os questionamentos que realizei. Depois na ilustração das partes da história, foi um momento esplêndido, porque eles souberam trabalhar em conjunto, desenvolveram as ilustrações com dedicação e perfeição, desenhando e pintando com tinta guache, lápis de cor e canetinha e o que foi solicitado em cada uma das partes da história.

    Não conseguimos terminar de construir o livro, mas eles conseguiram finalizar as ilustrações, então na próxima intervenção levarei o livro concluído para que os alunos possam visualizar como ficou pronto.

    Não houve tempo para desenvolver a atividade da música e dança coreografada.

    Em geral acredito que os objetivos dessa intervenção foram alcançados e com êxito. Na próxima intervenção pretendo cobrar um pouco dos alunos o horário, para que dê tempo de fazer todas as atividades propostas. Como era a primeira intervenção não quis apressá-los durante a atividade, mas percebi que eles são capazes de realizar as atividades com um menor tempo para execução.


 

30-09 MARI 7.jpg

 

30-09 MARI 6.jpg

 

30-09 MARI 5.jpg

 

30-09 MARI 4.jpg

 

30-09 MARI 3.jpg

 

30-09 MARI 2.jpg

 

Plano de Intervenção Pedagógica

 

Data: 27/08, 09 e 16/09/2015

 

Dados de Identificação:

Escola: Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA)

Professor (a): Eliane Pinheiro

Pibidiano (a) (as/os): Mariana Pereira Carvalho

Ano: 2015/2

Turma: 21

Período: 13h45min ás 15h35min

 

 

Observação:

 

Eu, Mariana Pereira Carvalho, bolsista, do 8° semestre do curso de Pedagogia da Uergs, unidade de Alegrete, residente no município de Alegrete estou desenvolvendo minhas atividades de iniciação à docência do Pibid no Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA). Iniciei observando a Escola no dia vinte de agosto de dois mil e quinze.

No dia vinte sete de agosto de dois mil e quinze comecei as minhas observações na turma 21 da professora Eliane Pinheiro, onde farei minhas intervenções pedagógicas neste semestre. Concluí meu período de observação na turma nos dias nove e dezesseis de setembro.

A sala de aula é bem estruturada, bem iluminada, com um espaço amplo. Possui um armário com os materiais didáticos da professora.

O refeitório onde os alunos recebem a merenda ofertada pela escola e também fazem o lanche de casa, tem horário agendado para cada turma, e destaque estou observando é das 14h15min às 14h30min, eles vão acompanhados da professora regente.

Os alunos usam todos os espaços existentes na escola: salão, audiovisual, pracinha e biblioteca (semanalmente).

A turma é composta por treze alunos, sendo sete meninos e seis meninas, com idades entre sete e oito anos. Podes-se dizer que eles são bem participativos e comprometidos nas atividades propostas pela professora. A maioria dos alunos da turma sabe ler e escrever, somente dois apresentam um pouco de dificuldade na leitura e escrita.

A professora tem combinados com os alunos, os quais todos respeitam. Assim, pude perceber que há um ótimo relacionamento entre a turma e a professora.

Durante a tarde a professora organiza as atividades registrando-as no quadro e após os alunos as realizam. Ela realiza atividades diversificadas, em grupo, individual ou em duplas. Procurando desenvolver com seus alunos autonomia, senso crítico, criatividade, integração, afetividade, cooperação e respeito. Tentando sempre organizá-las de forma que sejam articuladas várias áreas do conhecimento em uma única aula.

A professora Eliane cursou o Curso Normal e é graduada no Curso de Letras. Participa de todas as reuniões pedagógicas e de planejamento na escola.

Nas aulas ela realiza os registros das atividades que irá realizar com os alunos no quadro, utilizando a letra cursiva e a bastão. Acha que é extremamente necessário o envolvimento da família em todos os momentos da vida escolar de seus filhos.

Este período de observação acredito que foi e é muito importante para as minhas futuras intervenções na turma, pois assim pude observar com calma os alunos e a professora. Deste modo já posso começar a planejar as intervenções a serem realizadas, com os temas propostos pela professora e a escola.

Esta experiência está contribuindo muito para minha formação, pois neste semestre começarei a desenvolver as minhas atividades como bolsista em uma nova escola, observando assim, outra realidade de alunos e professores, propostas diferentes de trabalho pedagógico, enriquecendo assim, cada vez mais o meu aprendizado profissional e pessoal.

 

 

I Planejamento de intervenção pedagógica: Data:16/04/15

 

II. Dados de Identificação: 

Escola: EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha

Professor (a): Elizangela

Pibidiano (as/os):Gracielle Arebalo, Mariana Carvalho e Marielen Fioravante

Ano: 3° ano

Período: 14h ás 15h30min

 

III. Tema: Letramento

 

IV. Objetivos:  

 

Objetivo geral:

Desenvolver a proposta de contação de história e atividade lúdica como prática de letramento incentivando a importância da leitura e escrita.

 

Objetivos específicos:

 

  • ·         Realizar contação de história
  • ·         Trabalhar a oralidade e escrita
  • ·         Desenvolver a imaginação
  • ·         Trabalhar um gênero textual
  • ·         Desenvolver atividade lúdica

Estimular o pensamento lógico

 

V. Conteúdo: 

Língua Portuguesa

 

VI. Desenvolvimento do tema: 

Em um primeiro momento será realizada a contação da história Poesia na Varanda, da autora Sonia Junqueira.

Antes mesmo de iniciar a contação será questionado se os alunos conhecem o gênero textual (poesia), se eles sabem alguma poesia para contar, após os relatos dos mesmos será reforçado o conceito de poesia, para que após possamos iniciar a contação.

Depois será solicitado que recontem a história oralmente, para que assim as bolsistas consigam perceber como está o nível da oralidade da turma para atividades futuras.

Em seguida a turma deverá reescrever a história em seus cadernos tendo que alterar personagens e ambientes, trabalhando assim a imaginação das crianças. Após concluírem os que desejarem poderão partilhar seu trabalho com o restante da turma.

Para terminarmos as atividades iremos realizar uma brincadeira com os alunos, chamada letras vivas. Vamos formar três grupos, cada grupo recebe as mesmas letras coladas na parte da frente na roupa de cada participante, essas letras correspondem a uma palavra da história contada no início da aula. Os participantes deverão descobrir qual é a palavra que pode ser formada com aquelas letras. Vence o grupo que formar a palavra primeiro.

 

VII. RECURSOS DIDÁTICOS

Livro de história, Caderno, lápis, borracha e letras móveis.

 

VIII. Avaliação: 

 

A avaliação será realizada de acordo com o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas pelas bolsistas.

 

IX. REFLEXÃO 

 

 Realizamos todas as atividades planejadas. Mas precisamos reforçar os combinados que foram realizados o ano passado, pois os alunos já tinham participado de nossas práticas do Pibid.

Iniciando com os questionamentos em relação se eles conheciam poesia. Percebemos pelos relatos que eles já tinham um conhecimento, mas não o conceito formado. Continuamos com a contação de história, foi um pouco complicado para iniciarmos, em função da agitação da turma.

Depois os alunos relataram oralmente o que entenderam da história. Para finalizarmos está atividade solicitamos que os alunos escrevessem a história. Percebemos que alguns tiveram dificuldade na escrita, bem como outros, tiveram mais facilidade para escrever.

Finalizamos a aula com a brincadeira: letras vivas, os três grupos conseguiram descobrir em pouco tempo a palavra que estava embaralhada.

 

 

 

I. Planejamento de intervenção pedagógica: Data: 23/04/15

 

II. Dados de Identificação:

Escola: EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha

Professor (a): Elizangela

Pibidiano (as/os): Gracielle Arebalo, Mariana Carvalho e Marielen Cunha

Ano: 3º ano

Período: 13h 30min ás 15h 30min

 

III. Tema: Numeramento

 

IV. Objetivos:

Objetivo geral:

 

Propor atividades relacionadas com a matemática trabalhando a ludicidade, raciocínio lógico e interpretação das situações problemas.

 

Objetivos específicos:

 

Desenvolver operações de subtração e adição;

Trabalhar com problemas matemáticos;

Brincar de dominó das quatro operações;

Trabalhar o raciocínio lógico

 

V. Conteúdo:

Matemática

 

VI. Desenvolvimento do tema:

 

 

Iniciaremos com a proposta de resolução de problemas matemáticos, trabalhando a adição e subtração. Na qual os alunos deverão utilizar o raciocínio lógico para realizar a atividade.

Seguiremos com a atividade de resolução de situações problemas, onde os alunos que quiserem poderão ir até o quadro para corrigir as atividades.

Concluiremos a aula com o jogo dominó, que irá trabalhar as quatro operações.

 

VII. RECURSOS DIDÁTICOS

Cadernos, lápis, borrachas, quadro, giz e jogo de dominó 

 

VIII. Avaliação:

A avaliação será realizada de acordo com o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas pelas bolsistas.

 

IX. Reflexão:

 

Neste dia trabalhamos com os alunos atividades de matemática. Percebemos que a maioria dos alunos teve dificuldade para realizar as atividades de resolução de problemas, por essa razão apenas trabalhamos com os problemas matemáticos de adição e subtração. Após todos os alunos concluírem a atividade, corrigimos no quadro com eles e convidamos que alguns dos alunos resolvessem no quadro.

Notamos que a turma é bastante agitada, tem dificuldade de se concentrarem para realizarem as atividades. Então iremos pensar em algumas propostas de atividades que possam ajudar os alunos a se concentrarem nas atividades.

Não realizamos o jogo do dominó das quatro operações, por falta de tempo.

 

I. Planejamento de intervenção pedagógica: Data: 30/04/15

II. Dados de Identificação:

Escola: EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha

Professor (a): Elizangela

Pibidiano (as/os): Gracielle Arebalo, Mariana Carvalho e Marielen Cunha

Ano: 3º ano

Período:14hmin ás 15h 30min

III. Tema: Letramento

IV. Objetivos:

Objetivo geral:

 

Desenvolver a proposta de assistir a vídeos que discutam as temáticas boas maneiras e palavras mágicas, como forma de trabalhar a indisciplina em sala de aula.

 

Objetivos específicos:

 

·         Assistir vídeos infantis que falem de boas maneiras e palavrinhas mágicas.

·         Realizar roda de conversa.

·         Propor uma produção textual individual.

·         Trabalhar a oralidade e escrita.

·         Trabalhar a ludicidade.

·         Desenvolver a proposta de um bingo.

V. Conteúdo:

 Português

VI. Desenvolvimento do tema:

 

Iniciaremos com a projeção dos vídeos palavras mágicas-Arthur e Boas maneiras, que poderão de alguma forma contribuir com a melhora na indisciplina nas aulas. Seguiremos com uma discussão em relação a compreensão dos vídeos.

Será proposto a construção de um texto individual onde deverão reescrever o entendimento acerca dos vídeos, podendo desenhar após concluírem a atividade.

Finalizaremos com a proposta de um bingo com algumas palavras mágicas, onde as crianças irão pegar uma palavra, como por exemplo obrigada e as bolsistas irão sorteando as letras, a turma seguirá marcando quem concluir primeiro será o vencedor, a atividade terá fim quando todos terminarem suas cartelas do bingo.

VII. Recursos didáticos:

Cadernos, lápis, borrachas, lápis de cor, vídeos, notebook, cartelas do bingo, alfabeto para ser sorteado, feijão para marcar.

VIII. Avaliação:

 

A avaliação será realizada de acordo com o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas pelas bolsistas.

IX. Reflexão

 

Realizamos todas as atividades propostas para esta aula. Os alunos foram participativos e estavam mais calmos.

Fizemos a discussão com os alunos sobre os vídeos com os temas boas maneiras e palavras mágicas, eles oralmente explicitaram o entendimento deles sobre os temas.

Após propomos que os alunos uma produção textual, cada aluno escreveu o seu entendimento sobre boas maneiras e palavras mágicas. Alguns tiveram dificuldade para expressar suas ideias e entendimento, outros já tiveram mais facilidade para se expressar através da escrita e depois na ilustração sobre as suas escritas.

No bingo das palavras mágicas eles adoraram, todos tiveram o mesmo interesse e participação.

 

 

I. Planejamento de intervenção pedagógica: Data: 07/05/15 

II. Dados de Identificação: 

Escola: EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha

Professor (a): Elizangela

Pibidiano (as/os):Gracielle Arebalo, Mariana Carvalho e Marielen Fioravante

Ano: 3° ano

Período: 14h ás 15h30min 

 

III. Tema: NUMERAMENTO E LETRAMENTO 

IV. Objetivos:  

 

Objetivo geral:  

Trabalhar a temática comemorativa sobre o dia das mães com a proposta de assistir ao vídeo se todas as coisas fossem mães explorando assim o letrando e o numeramento.

 

De   Objetivos específicos:

 

e    - Explorar o letramento e numeramento. 

De  - Desenvolver as habilidades artísticas e a criatividade. 

     - Trabalhar a adição e subtração 

     - Realizar a construção de cartões para presentear as mães 

V. Conteúdo:  

Português e Matemática 

VI. Desenvolvimento do tema: 

Começaremos com a proposta dos alunos assistirem um vídeo sobre o Livro: Se todas as fossem mães da autora Sylvia Orthof. Após eles assistirem, vamos dividir a turma em três grupos para realizarem a construção de um cartaz. Cada aluno irá receber uma folha colorida com uma frase do vídeo tendo que realizar uma releitura através de desenho, podendo utilizar lápis de cor, gíz de cera e tinta guache.

A segunda atividade será utilizando encartes de lojas, para que os alunos possam escolher o presente para as mães. Eles deverão escolher dois produtos, para que assim façam os cálculos para descobrirem o valor total que gastariam para comprar os produtos escolhidos.

A terceira atividade se houver tempo hábil vamos propor que os alunos façam um cartão para as suas mães.

VII. Recursos didáticos: 

Papel pardo, folhas coloridas, lápis, borracha, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, notebook, vídeo se todas as coisas fossem mães e encartes de lojas. 

VIII. Avaliação: 

 

      A avaliação será qualitativa sendo realizada de acordo com o interesse e participação da  turma nas atividades propostas pelas bolsistas. 

IX. REFLEXÃO 

Só houve tempo para que duas atividades fossem desenvolvidas com a turma, os alunos foram bem participativos e se envolveram bastante.

Após assistirem o vídeo cada aluno completou a frase se todas as coisas fossem mães......  depois realizaram a ilustração da mesma frase que completaram.

 Na segunda atividade que foi utilizando os encartes de lojas, a maioria da turma enfrentou dificuldade para realizar os cálculos de quanto iam gastar se fossem comprar os três produtos escolhidos por eles. Mas com a nossa ajuda eles conseguiram realizar a atividade, como está demorou mais para que os alunos a concluíssem não houve tempo para fazer a terceira atividade que era o cartão para presentear para as mães.

 

 

 

 

 

I. Planejamento de intervenção pedagógica:  Data: 14/05/15

II. Dados de Identificação: 

Escola: EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha

Professor (a): Rosemary

Pibidiano (as/os):Gracielle Arebalo, Mariana Carvalho e Marielen Fioravante

Ano: 4°

Período: 14h ás 15h30min

 

III. Tema: LETRAMENTO E NUMERAMENTO 

IV. Objetivos:  

 

Objetivo geral:

 Propor atividades relacionadas com o letramento e o numeramento como forma de contribuição com as dificuldades dos alunos nesses campos do conhecimento.

 

Objetivos específicos:

 - Trabalhar o raciocínio lógico

 - Trabalhar a ortografia

 - Desenvolver jogos lúdicos

  - Promover o interesse para realizarem as atividades

 

V. Conteúdo:  

 

    Português e matemática  

 

VI. Desenvolvimento do tema: 

 

No primeiro momento vamos organizar os alunos sentados em uma roda para realizar um jogo matemático envolvendo as quatro operações.

No jogo serão necessários dois dados com números (um número em cada lado do dado, de 1 a 6). Cada aluno terá a sua vez de jogar, então os alunos irão jogar os dois dados e com os números que caírem deverão realizar o cálculo, sendo a operação escolhida pelas bolsistas.

Depois será realizado um ditado de palavras. As palavras serão as que os alunos têm mais dificuldade para escrever como as palavras que possuem SS- SC- CH- entre outras.

E no último momento da aula se ainda tivermos tempo, vamos realizar uma folha de atividade chamada jogo ortográfico, na qual tem as palavras e abaixo tem os quadros com as sílabas correspondentes com cada palavra, como: BR, GR, DR, PR, FR etc, então o aluno deverá visualizar qual palavra(s) possuem essas sílabas.

 

VII. Recursos didáticos: 

      Dois dados, materiais de contagem, folhas brancas, lápis pretos, borrachas, folhas impressas com a atividade.

VIII. Avaliação: 

A avaliação será realizada conforme o interesse, a participação e interação dos alunos nas atividades propostas pelas bolsistas.

 

 

IX. REFLEXÃO 

 

Foram realizadas todas as atividades planejadas para a turma.

Primeiro realizamos o jogo dos dados, os alunos se envolveram bastante, algumas alunas primeiramente não queriam participar, mas depois com nossa intervenção elas aceitaram participar, a maioria dos alunos não teve dificuldade para realizarem os cálculos mentalmente, somente dois alunos que precisaram utilizar material concreto para conseguir fazer o cálculo.

No ditado a maioria dos alunos não apresentou dificuldade para escrever as palavras, pois eram palavras que eles já conheciam, somente três alunos que trocaram, confundiram alguma letra.

Na atividade do jogo ortográfico os alunos não tiveram dificuldade para fazê-la.

 

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98088064/JOGO%20PEDAG%C3%93GICO%20UTILIZANDO%20DADOS%2014-05-15.jpg 

 

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98088164/TRABALHANDO%20NUMERAMENTO%20COM%20JOGOS%20PEDAG%C3%93GICOS-%20DADOS%20%204%C2%B0ANO%20%2014-05-2015.jpg

 

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98088159/TRABALHANDO%20LETRAMENTO-%20DITADO%20DE%20PALAVRAS-%204%C2%B0ANO%20%2014-05-15.jpg

 

 

 

 

 

 

I. Planejamento de intervenção pedagógica: Data: 03/06/15

II. Dados de Identificação: 

Escola: EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha

Professor (a): Rosemary

Pibidiano (as/os):Gracielle Arebalo, Mariana Carvalho e Marielen Fioravante

Ano:4º ano

Período: 14h ás 15h30min

 

III. Tema:  NUMERAMENTO 

IV. Objetivos:  

 

O  bjetivo geral:

      Realizar jogos pedagógicos que proporcione o desenvolvimento do raciocínio lógico, memória e atenção,

      também para estimular uma aula que seja mais prazerosa e motivadora aos alunos.

 

     Objetivos específicos:

·                  Desenvolver o raciocínio lógico, a memória e atenção

·                  Estimular a socialização e cooperação mutua

·                  Exercitar as quatro operações matemáticas

 

V. Conteúdo:

 

     Matemática- quatro operações

     Português

 

VI  Desenvolvimento do tema: 

 

     Primeiro organizar as classes da sala em forma de U, para começarmos a desenvolver os jogos.

O primeiro jogo será o da roleta da multiplicação (tabuada do 2 ao 9), no qual um aluno de cada vez deverá rodar a  roleta com um dos números da tabuada, assim na multiplicação que parar eles deverão fazer o cálculo                   mentalmente e dizer o resultado, conferindo na roleta. 

   Os outros jogos como: dominó da multiplicação, da adição e subtração, memória com animais, objetos e as palavras correspondente ao gênero masculino e feminino dos animais. Para realizar esses outros jogos os alunos ficaram em duplas, cada dupla irá ficar com um jogo, depois que jogá-lo deverá trocar com outra dupla de colegas, assim até todas as duplas jogarem todos os jogos.

 

VII. Recursos didáticos:

Jogos pedagógicos de matemática, jogos da memória de animais, objetos e palavras.

VIII. Avaliação: 

 

A avaliação será processual, observando o interesse e a participação dos alunos e se eles conseguem realizar os cálculos mentalmente nos jogos disponibilizados pelas bolsistas.

 

 

IX. REFLEXÃO 

 

 Os alunos interagiram bastante durante a realização dos jogos, sendo cooperativos com os colegas.

Todos participaram dos jogos. Quando precisavam resolver os cálculos mentalmente que falar em voz alta para todos os colegas ouvirem tinham um pouco de receio, devido o medo de algum colega “debochar” se eles errassem, mas não aconteceu nenhum ato desses, pois ressaltamos bastante sobre o respeito com os colegas e que todos estavam para aprender juntos, então se alguém não soubesse algum resultado todos iam se ajudar para descobrir o resultado correto.

 

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98088019/JOGO%20PEDAG%C3%93GICO-%20MULTIPLICA%C3%87%C3%83O%2003-06-15.jpg

 

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98088029/JOGO%20PEDAG%C3%93GICO-%20SUBTRA%C3%87%C3%83O%20E%20ADI%C3%87%C3%83O%2003-06-15.jpg

 

 

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98088039/JOGO%20PEDAG%C3%93GICO-%20TRABALHANDO%20COM%20O%20G%C3%8ANERO%20MASCULINO%20E%20FEMININO%20DOS%20ANIMAIS%20%2003-06-15.jpg

 

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98088049/JOGO%20PEDAG%C3%93GICO%20UTILIZANDO%20DADO%2003-06-15...jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I. Planejamento de intervenção pedagógica:  Data: 11/06/15

II. Dados de Identificação: 

Escola: EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha

Professor (a): Neiva

Pibidiano (as/os):Gracielle Arebalo, Mariana Carvalho e Marielen Fioravante

Ano: 5° ano

Período: 14h ás 15h30min

 

III. Tema:  LETRAMENTO E NUMERAMENTO 

 

IV. Objetivos:  

 

Objetivo geral:

Realizar atividades que proporcione aos alunos desenvolverem seus conhecimentos em relação ao uso do dinheiro, que é vivenciado por eles no cotidiano, trabalhando assim de uma forma lúdica o letramento e numeramento.

 

Objetivos específicos:

·         Desenvolver o raciocínio lógico

·          Construir situações problemas

·         Elaborar cálculos a partir da simulação de compra de produtos

 

V. Conteúdo:

 

Português e matemática

 

VI. Desenvolvimento do tema: 

 

Vamos realizar atividades utilizando encartes de mercados e de lojas para trabalhar com situações problema como: de compra, venda e prejuízo.

A primeira atividade será solicitar que os alunos escolham produtos dos encartes até um valor estipulado, como por exemplo, R$300. Depois eles recortarão os produtos, em uma folha branca deverão escrever quais foram os produtos comprados e o encarte que foi utilizado, se foi do mercado, em lojas, etc. Depois que escreverem deverão colar abaixo os produtos adquiridos e armar a conta, com os valores de cada produto e o valor total da compra.

A segunda atividade será “presentear” um colega. Será entregue a cada aluno um valor X de notas de dinheiro de “mentirinha” (estipulado pelas bolsistas), então eles vão ter que escolher no máximo dois produtos. Na hora que entregarem para o colega o recorte com os produtos eles deverão dizer por que escolheram estes produtos.

A terceira atividade será sobre um folheto de supermercado com perguntas sobre os produtos do folheto, no qual os alunos deverão descobrir o valor que falta em um dos produtos.

 

VII. Recursos didáticos:

Encartes de lojas e supermercados, tesouras, tenaz, lápis, borrachas, folhas brancas e notas dinheiro de “mentirinha”.

VIII. Avaliação: 

 

A avaliação será processual, observando o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas pelas bolsistas.

 

I. Planejamento de intervenção pedagógica: Data: 25/06/15

 

II. Dados de Identificação: 

Escola: EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha

Professor (a): Neiva

Pibidiano (as/os):Gracielle Arebalo, Mariana Carvalho e Marielen Fioravante

Ano: 5° ano

Período: 14h ás 15h30min

 

III. Tema:  LETRAMENTO E NUMERAMENTO 

 

IV. Objetivos:  

 

Objetivo geral:

Discutir sobre o Plano Nacional de Educação e realizar jogos pedagógicos que proporcione o desenvolvimento do raciocínio lógico, memória e atenção dos alunos.

Objetivos específicos:

Desenvolver o raciocínio lógico

Estimular a memória e concentração

Incentivar a escrita

Discutir sobre o Plano Nacional de Educação

 

V. Conteúdo: 

 Português e matemática

 

VI. Desenvolvimento do tema: 

 

A primeira atividade que será realizada é uma conversa com os alunos sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), iremos fazer perguntas como, se eles já ouviram falar? Se sabem o que é? Para que serve? E vamos ir explicando conforme for às respostas dos alunos. Depois os alunos irão pintar a cartilha do PNE e fazer uma produção textual sobre o tema discutido.

Para realizarmos a segunda atividade vamos organizar as classes da sala em forma de U, para começarmos a desenvolver os jogos pedagógicos. O primeiro jogo será o da roleta da multiplicação (tabuada do 2 ao 9), no qual um aluno de cada vez deverá rodar a

roleta com um dos números da tabuada, assim na multiplicação que parar eles deverão fazer o cálculo mentalmente e dizer o resultado, conferindo na roleta.

Os outros jogos como: dominó da multiplicação, da adição e subtração será realizado em duplas.

 

VII. Recursos didáticos:

Lápis, borrachas, folhas brancas, desenho da cartilha do PNE e jogos pedagógicos.

 

VIII. Avaliação: 

A avaliação será processual, observando o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas pelas bolsistas.

 

IX. REFLEXÃO 

Neste dia realizamos todas as atividades propostas. Realizamos uma conversa bem produtiva acerca do PNE com a turma do 5°ano, os alunos escreveram também textos sobre o PNE, mostrando o entendimento deles. E por último desenvolvemos os jogos pedagógicos de matemática, no qual podemos perceber como estão em relação a disciplina, o raciocínio lógico, percebemos que alguns alunos tem um pouco de dificuldade para realizarem os cálculos mentalmente, mas conseguem chegar no resultado correto.

 

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98088079/TRABALHANDO%20LETRAMENTO-%20CONVERSA%2C%20PINTURA%2C%20E%20PRODU%C3%87%C3%83O%20TEXTUAL%20SOBRE%20O%20PNE-4%C2%B0ANO%2025-06-2015..jpg

 

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98088149/TRABALHANDO%20LETRAMENTO-%20CONVERSA%2C%20PINTURA%2C%20E%20PRODU%C3%87%C3%83O%20TEXTUAL%20SOBRE%20O%20PNE-4%C2%B0ANO%2025-06-2015.jpg

 

http://uergspedagogiaalegrete.pbworks.com/w/file/fetch/98088154/TRABALHANDO%20LETRAMENTO-%20CONVERSA%2C%20PINTURA%2C%20E%20PRODU%C3%87%C3%83O%20TEXTUAL%20SOBRE%20O%20PNE-4%C2%B0ANO%2025062015.jpg

 

Texto criado no dia 03 de setembro de 2015, na reunião geral do Pibid Alegrete, a partir do Cine debate: “Crianças Invisíveis”, bolsistas Mariana Carvalho e Carine dos Santos.

 

Crianças Invisíveis. Será?

Mesmo estando no século XXI, ainda vemos presente em nossa sociedade, casos de crianças marginalizadas, maltratadas e violentadas, não sendo respeitado os seus direitos que estão previstos nas leis atuais.

O Estatuto da criança e do Adolescente no Art. 4˚diz que: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária. Art. 5˚: Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. O mesmo é colocado pela Organização Mundial da Saúde.

Mas o que vemos na realidade pelo noticiário, na mídia e enquanto profissionais da área da educação, não condiz com o que está escrito no estatuto e nas leis.

As escolas não querem tomar parte nessas situações para não criarem atrito com as famílias. Os órgãos competentes não tem, muitas vezes, profissionais competentes ou interessados o suficiente para tentarem solucionar o problema. Já os caminhos da lei são por vezes demorado por causa da burocracia. Tudo isso contribui para o esquecimento e se tornando um círculo vicioso.

Para começarmos a mudar esta triste realidade, devemos primeiramente, estarmos interessados e comprometidos a fazer a diferença. Como profissionais da educação, precisamos estar sempre atentos à realidade que nos rodeia, para tentarmos, de alguma forma, resolver estes problemas.

Quando nos depararmos com este tipo de situação numa escola, devemos procurar a gestão da mesma e esta os órgãos responsáveis, cobrarmos deles e não nos acomodarmos. Pois se os nossos filhos não são invisíveis, porque os filhos dos outros serão?

Se hoje discutimos isto, é porque não foi resolvido lá atrás. Cada um fazendo a sua parte agora, quem sabe no futuro não precisaremos voltar a esta discussão.

 

17-09-15 Ensaio para apresentação Evento Pibid 2015

 

.17-09-15 Ensaio para apresentação Evento Pibid 2015..jpg

 

 

 

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.